O diário francês Le Monde celebra hoje, dia 18 de Novembro, 75 anos de existência. O jornal tem a característica singular de chegar aos quiosques à hora do almoço com a data do dia seguinte, razão por que a edição e o suplemento de 12 páginas que celebram o aniversário se encontram datados de 19 de Novembro. A primeira página do suplemento e o destaque da primeira página do jornal são ocupadas com o anúncio da transferência da redacção, em Janeiro, para um novo edifício, localizado na Avenida Pierre Mendès-France, no 13.º bairro parisiense, perto da Estação de Austerlitz.
A mudança de instalações oferece a Jérôme Fenoglio, director do jornal, e a Louis Dreyfus, presidente do directório do Monde, para estabelecer um contraste com o que subsiste imutável: “um apego visceral à independência editorial, dando continuidade moral e intelectual ao ideal de uma informação sem entraves, estabelecida, a seguir à guerra, pelo nosso fundador, Hubert Beuve-Méry”. O que nunca mudou, assinalam ainda Jérôme Fenoglio e Louis Dreyfus, foi a liberdade que permanece ao “serviço do jornalismo de alta qualidade”. Contra “os medos, os rumores, as mentiras, a propaganda e a razão de Estado”, os jornalistas do diário francês, segundo garantem Jérôme Fenoglio e Louis Dreyfus, continuam a opor uma prática profissional, um “savoir-faire” indispensável para permitir que os leitores acedam rapidamente a informações independentes, fiáveis, aprofundadas e contextualizadas.
Além do diário Le Monde, criado em 1944, que vende diariamente 317 900 exemplares e conta com o trabalho redactorial de 452 pessoas, o grupo Le Monde é dono dos seguintes títulos com periodicidade semanal: M, Le Magazine du Monde, criado em 2011 (sai à sexta-feira); Le Courrier International, criado em 1990 (é publicado à quinta-feira); L’Obs, criado em 1964, com o título Le Nouvel Observateur, ostentado, aliás, durante longos anos (sai à sexta-feira); Télérama, criada em 1947, tendo então o título Radio-Loisirs (vai para as bancas à quarta-feira); La Vie, criada em 1945, com o título La Vie Catholique Illustrée (chega aos quiosques à quinta-feira).
O grupo tem ainda três revistas: as mensais Histoire & Civilisation, criada em 2014; e Prier, criada em 1978; e a bimensal Le Monde des Religions, criada em 1953 com o título L’Actualité Religieuse dans le Monde. O jornal Le Monde Diplomatique, publicado mensalmente, e a edição francesa do site Le HuffPost também pertencem ao grupo Le Monde.