A Página 23

A Página 23 é uma publicação sobre jornais, jornalismo, comunicação e educação para os media.
A Página 23 oferecerá materiais que podem servir de guia para
orientação no mundo dos media. Divulgará, por isso, investigações, análises, reflexões ou conselhos.
A Página 23 dará a conhecer os riscos e as potencialidades das plataformas digitais e das redes sociais.
A Página 23 dedicará uma particular atenção ao trabalho que os estabelecimentos de ensino forem realizando no âmbito da educação para os
media.
A Página 23 indagará o modo como os mais novos usam e julgam os
media.
A Página 23 dará notícia de bons usos dos media para defender os direitos humanos e para qualificar a cidadania e a vida em comum.

A Página 23 acolherá o que for susceptível de melhorar a comunicação.

O director da Página 23 é Eduardo Jorge Madureira Lopes.
É formador acreditado pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua.
Foi professor de Teoria da Comunicação na Escola Superior Artística do Porto (extensão de Guimarães).
Foi um dos autores do Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário, que a Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação publicou no contexto das Linhas Orientadoras de Educação para a Cidadania.
Foi director pedagógico do Projecto Público na Escola, um projecto de educação para os media do jornal Público, que promoveu o Concurso Nacional de Jornais Escolares e publicou o Boletim Público na Escola, os Cadernos Público na Escola e os Dossiers Público na Escola. Foi o autor do blogue Página 23. Colaborou no Livro de Estilo do Público. Foi o consultor pedagógico do vídeo Como se faz um jornal, editado pelo Público em DVD e oferecido às escolas portuguesas. Integra o conselho consultivo de entidades relacionadas com a literacia mediática, como, por exemplo, a RadioActive101 e o MILObs – Observatório sobre Media, Informação e Literacia.
Participou em colóquios, conferências e sessões diversas relacionadas designadamente com jornais, jornalismo, comunicação e educação para os media, promovidas por instituições e organizações diversas: Areal Editores; Associação dos Antigos Alunos da Universidade de Aveiro; Associação Académica da Universidade de Coimbra; Associação Nacional de Professores do Ensino Secundário; Associação de Professores de Português; bibliotecas de Braga, Celorico de Basto, Guimarães, Santa Maria da Feira, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde, etc.; Centro de Área Educativa de Aveiro; Centros de Formação de Professores de Chaves e Boticas e de Ponte de Lima; Centro Universitário do Minho; Civitas; Direcção-Geral de Educação; Direcções Regionais de Educação do Centro e do Norte; Escola Superior Artística do Porto; estabelecimentos de ensino básico e secundário e bibliotecas escolares de Alcanena, Amares, Braga, Estarreja, Guarda, Guimarães, Lisboa, Lixa, Porto, Póvoa de Lanhoso, Santo Tirso, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Verde, etc.; Fundação de Serralves; Gabinete de Imprensa de Guimarães; Instituto de Psicanálise do Porto; Liga Operária Católica; Médecins du Monde, Paris; Pro Dignitate – Fundação dos Direitos Humanos; SOS Racismo; Universidade Aberta; Universidade de Coimbra; Universidade do Minho; etc.
Recentemente, publicou “Os jornais escolares ao serviço da participação política”, incluído no livro Metodologias participativas. Os media e a educação (2015); “Plágio”, no Dicionário Crime, Justiça e Sociedade (2016), e “Comunicação” e “Pós-verdade”, no Dicionário Enciclopédico Comportamento e Saúde Mental (2019).
Foi colaborador permanente do jornal Público desde o nascimento do jornal e durante vários anos. Colaborou e colabora, esporádica ou regularmente, em vários jornais e revistas, tendo publicado centenas de textos. Foi autor de vários programas na Rádio Universitária do Minho.

O site Página 23 foi construído por Pedro Monteiro.
O logótipo foi concebido por Luís Cristóvam.