As notícias e as reportagens sobre Portugal são muito frequentes no diário espanhol El País. No sábado, dia 28, o jornal dedicava a metade superior da página 5 ao nosso país. Em “A irritação do funcionário português” (o título do texto online é mais extenso), Javier Martín testemunha o descontentamento dos funcionários públicos, particularmente dos profissionais de saúde. No domingo, a revista El País Semanal incluía, entre as páginas 34 e 43, uma reportagem, com uma chamada na capa, sobre o que é hoje o nosso país. “Portugal, del cero al infinito” é o título da reportagem de Javier Martín del Barrio.
As nove páginas apresentam-se como a “crónica de uma viagem de norte a sul do país que surpreendeu o mundo com a sua energia para enfrentar a crise económica”. A uma semana das eleições, o repórter e o fotógrafo Toni Amengual percorreram a Estrada Nacional 2, que “estrutura o coração desse espírito”. A revista El País Semanal destaca uma afirmação do ensaísta Eduardo Lourenço que sintectiza uma das leituras do presente português: “Pela primeira vez, o nosso país vive e até começa a ser visto pelos outros como um povo insolentemente feliz”.
O edição de domingo do jornal espanhol dedica ainda um título a outro português, dizendo, nas páginas de desporto, que “João Félix arranca assobios para Simeone”. Escreve Ladislao J. Moñino, no início do texto, que os adeptos recriminaram assim o treinador pela substituição do “português”.



No final de Agosto, no dia 30, El Viajero, suplemento das sextas-feiras, também colocou Portugal na primeira página. A viagem foi, dessa vez, ao centro do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *