A dinamização de cursos de curta duração sobre pesquisa e tratamento de informação; o lançamento de um concurso intitulado “Não ao Plágio!”, aberto aos alunos; e a ajuda na realização de trabalhos escolares, designadamente na selecção de fontes, na estruturação interna, no tratamento da informação, na revisão de texto e na referenciação bibliográfica, são algumas das iniciativas que a Escola Secundária de Vila Verde promoverá durante este ano lectivo, no âmbito da iniciativa “Uma Escola Livre de Plágio”.
Promover a autonomia e o rigor ético é o que pretende o projecto dinamizado pela Equipa “Uma Escola Livre de Plágio” e pela Biblioteca Escolar, com a colaboração do Clube da Rádio Escolar e do Clube de Multimédia e Comunicação. Para os promotores de “Uma Escola Livre de Plágio”, o recurso sistemático ao plágio, “vulgo copy-paste”, deve-se a duas razões principais. Por um lado, à “falta de autonomia na construção do pensamento e do discurso”. De facto, “para muitos dos alunos, porque isso lhes é mais fácil, estudar é memorizar e é preferível comodamente reproduzir discursos e pensamentos alheios do que construir um pensamento e saber próprios, ainda que construídos sobre uma base criteriosa de informação”. Por outro lado, à “falta de saber fazer: saberá um aluno fazer outra coisa que não copy-paste?” É que “o tratamento crítico da informação exige também uma aprendizagem e o recurso a estratégias que forcem o aluno a escrever o seu próprio texto, recorrendo, por exemplo, exercícios afins dos que se dinamizam no âmbito da escrita criativa”.
“Uma Escola Livre de Plágio” é uma excelente ideia que deveria ser mais amplamente mobilizadora do trabalho dos professores portugueses, tanto mais que se sabe que muitos deles não lidam com a propriedade intelectual com o cuidado devido, aliás legalmente estabelecido.
1 Comment
Maria José da Costa Ribeiro
29/11/2020 - 12:23Agradeço o interesse manifestado e a apresentação que o Eduardo Jorge faz ao trabalho da equipa “Uma Escola Livre de Plágio”.
É para todos mais um forte incentivo.