O Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio é uma das mais relevantes iniciativas escolares promovidas em Portugal. Todos os anos, desde há mais de uma década, distingue os melhores vídeos realizados por estudantes do ensino secundário. No final do primeiro período deste ano lectivo, ficaremos a saber, durante uma sessão a realizar no Cine-Teatro Garrett, quem, de entre cerca de meia centena de concorrentes, são os premiados da 13.ª edição.
O esforço para organizar anualmente esta actividade é do Clube de Cinema 8 e Meio, da Escola Secundária Eça de Queirós, Póvoa de Varzim, coordenado por Luís Nogueira. Os objectivos do concurso, que tem o apoio da Câmara Municipal, são essencialmente três:
1. “Reconhecer a escola como um espaço de criação e participação, este concurso incentiva a expressão pessoal sobre o mundo, que a escola – através da sua amplitude curricular – ajuda a interpretar e a reinventar, recorrendo ao audiovisual, e mais especificamente, ao vídeo.”
2. “Contribuir para encurtar a distância que ainda existe no nosso país entre a fruição autodidata da televisão e, mais raramente, do cinema, e a possibilidade de expressão através do audiovisual, recorrendo às aprendizagens do seu leque poderoso de conteúdos e do seu poder mágico de nos transmitir as mensagens mais complexas.”
3. “Incentivar o desenvolvimento dos conteúdos mais recentemente integrados nos currículos escolares, equacionados pela necessidade emergente de participarmos no mundo global, cada vez mais competitivo, cada vez mais complexo e cada vez mais em interação. Por último, fica o sonho de que os estudantes participantes sejam futuros amantes do cinema – talvez até realizadores, com imaginário próprio – acrescentando o seu olhar transformador ao mundo.”