A comemoração do 25 de Abril oferece uma boa oportunidade para conhecer a imprensa existente em 1974. É, para isso, particularmente útil aproveitar um dossier digital evocativo dos momentos iniciais da Revolução dos Cravos disponibilizado pela Hemeroteca Municipal de Lisboa no seu site.
Entre os materiais facultados, encontra-se uma recolha das primeiras páginas de diversos jornais, como, por exemplo, A Capital, O Comércio do Porto, o Diário de Lisboa, o Diário Popular, o Novidades, o República e O Século. Com coordenação editorial de Álvaro Costa de Matos, 25 Abril Os dias da Revolução na Imprensa Portuguesa pode ser descarregada em formato pdf. A Hemeroteca Municipal de Lisboa oferece também a possibilidade de percorrer as páginas de um conjunto de revistas, como a Flama, O Século Ilustrado e a Vida Mundial, por exemplo.
Entre o que há para consultar, merecem ainda destaque três livros que recolheram o que a imprensa estrangeira escreveu sobre o momento fundador da democracia portuguesa.