O Centre pour l’éducation aux médias et à l’information (CLEMI) é um dos organismos europeus mais activos na promoção da educação para os media. A utilização pluralista dos meios de informação no ensino para proporcionar aos estudantes uma melhor compreensão do mundo, desenvolvendo o seu sentido crítico, é uma das suas missões. Para a desempenhar promove anualmente a Semana da imprensa e dos media na escola. Este ano agendada para entre 23 e 28 de Março, a iniciativa, que vai na sua 31.ª edição, pretende responder a uma interrogação: “Informação sem fronteiras?”
A Semana da imprensa e dos media na escola realiza-se em articulação com a Semana europeia de educação para os media, promovida pela Comissão Europeia pela segunda vez entre 30 de Março e 5 de Abril, pelo que, na prática, os estabelecimentos de ensino franceses terão oportunidade de olhar para os media com uma especial atenção durante duas semanas. Esse período contribuirá para ajudar os alunos do ensino básico e secundário a compreender o sistema mediático, a formar o juízo crítico, a desenvolver o interesse pelos assuntos da actualidade e a forjar a sua identidade como cidadãos.
O CLEMI disponibiliza no seu site materiais de enorme utilidade para os professores que pretendam educar para os media. Este ano merecem destaque quatro dossiers pedagógicos: “O tema da ‘informação sem fronteiras?’ na escola”; “nas fronteiras da liberdade de expressão”; “a informação mundializada”; “fronteira informação / comunicação: o caso das ciências”. Vale bem a pena aproveitá-los.
Um dos cartazes da Semana da imprensa e dos media na escola tem a particularidade de incluir um desenho original da cartoonista portuguesa Cristina Sampaio (reproduzido no topo da página).